Pages

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Carta dirigida aos participantes do I ENEAMA/Porto Alegre, 2010.

Carta dirigida aos participantes do I ENEAMA/Porto Alegre, 2010.

                No feriado de 07 de setembro de 2010, aconteceu em Porto Alegre o I Encontro Nacional de Estudantes Antimanicomiais _ I ENEAMA _ tendo sido chamados de estudantes antimanicomiais, pela primeira vez, na Marcha dos Usuários à Brasília _ por uma reforma psiquiátrica antimanicomial. Esse coletivo de estudantes tomou forma, realizando o I ENEAMA, de onde foram tiradas propostas para mobilizar outros estudantes e exigir da universidade o compromisso com a reforma psiquiátrica, o SUS, e apontar qual tipo de reforma queremos, dentre várias outras propostas.
         Neste Encontro teve a presença de militantes da luta antimanicomial, como técnicos, gestores, usuários e estudantes, bem como, simpatizantes pela causa que nos ajudaram a pensar no posicionamento político de nossos atos, na sociedade de controle em que vivemos e o que ainda escapa, no que é ser antimanicomial, no usuários de álcool e outras drogas como um cidadão de direitos, dentre eles, o direito de usar drogas ou de usar o serviço de saúde quando necessário, além de sermos brindados com um apanhado histórico da luta antimanicomial pela militante Fátima Fischer. Houve apresentação de trabalhos pelos estudantes e rodas de conversa, bem como, festas ao final de cada dia, encerrando com os estudantes tomando as ruas, no dia 07 de setembro, com o grito de ordem: “Por uma sociedade sem manicômios!”
         O que é reforma psiquiátrica? O que é luta antimanicomial? As perguntas não param de se fazer e o espírito permanece inquieto.
         Um encontro forte! Muitos estudantes ficaram bastante sensibilizados, se inquietando com a questão de como mobilizar os demais estudantes e a universidade quando voltarem para suas cidades.
         Vi a força do movimento estudantil animados por uma causa, no exercício da liberdade, autonomia e criticidade. Vivemos tempos sombrios e é preciso estarmos atentos, vigilantes. Mas como nos anima o poeta: “Mais alto que o escuro é o rumor dos peixes!”
        
Vida ao movimento estudantil!
         Viva o movimento estudantil!

Belo Horizonte, 08 de setembro de 2010.

Um forte abraço a todos,
Sílvia Maria Soares Ferreira
Usuária de um CAPS em Belo Horizonte-MG e militante da luta antimanicomial
         

0 comentários: