Pages

terça-feira, 16 de março de 2010

VEM AÍ O XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS!

No período de 31 de julho a 05 de agosto de 2010 será realizado em Brasília o XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais com o tema central “Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”.

O CBAS é o maior evento do Serviço Social brasileiro, realizado a cada três anos, e reúne em torno de 3.000 profissionais e estudantes. É um evento de natureza político-científica, cujos debates subsidiam a construção da agenda das entidades nacionais da categoria – Conjunto CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO - para o próximo triênio. Constitui, ainda, importante espaço de divulgação da produção científica e técnica da área do Serviço Social, através da apresentação de trabalhos e comunicações pelos profissionais e estudantes e do lançamento de livros.
 
A mais profunda crise do capital desde o início dos anos 70 do século XX é o cenário no qual se inscreve esse XIII CBAS, o que determina o movimento dos sujeitos históricos e produz impactos na economia, na política e na cultura, com implicações para os trabalhadores, dentre os quais os assistentes sociais. Trata-se de um momento de inflexão histórica, que atinge diretamente as condições do exercício profissional: pelo lado da demanda que aumenta exponencialmente; pelas condições de trabalho que se deterioram visivelmente com parcos investimentos e precarização da formação e do exercício profissionais; ou mesmo pela organização política e campo de alianças que devemos estabelecer para a resistência à barbarização da vida social.
 
O XIII CBAS coloca no centro da agenda o exercício profissional e os sujeitos políticos que hoje se inscrevem na sociedade brasileira, tendo em perspectiva a busca das mediações necessárias na articulação entre o projeto ético-político profissional e os projetos societários que preconizam a construção de uma nova ordem social, resistindo à dominação capitalista nas esferas econômica, social, política e cultural. Os temas das conferências centrais serão:

- Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social
- Sujeitos políticos coletivos na sociedade brasileira: resistência ao capitalismo
- Condições de trabalho e materialização do projeto ético-político profissional
- Socialismo ou barbárie: contradições, mediações e o exercício profissional
Além das conferências, o Congresso contará com seis plenárias simultâneas com temas polêmicos e instigantes, como segue abaixo:
- Tendências da política social no contexto da crise e impactos para o Serviço Social
- Feminismo, marxismo e Serviço Social
- Estado penal, criminalização da pobreza e trabalho do Serviço Social
- Precarização da formação e impactos para o trabalho profissional
- Homofobia, racismo e patriarcado na sociabilidade capitalista: a superação do preconceito como desafio ético-político ao Serviço Social ;
- Organização sindical e Serviço Social em debate.

Haverá sessões temáticas para apresentação de trabalhos nas formas oral e pôster, que serão divulgadas posteriormente, sendo que o prazo para envio de trabalhos/comunicações científicas será de 12 de outubro de 2009 a 31 de janeiro de 2010.

O folder final com a programação completa, prazos, valor das inscrições, endereço do evento e local para envio dos trabalhos estará disponível em breve. As informações também poderão ser obtidas junto às entidades organizadoras em suas páginas web. Prepare-se para enviar seu trabalho e participar desse importante momento de encontro dos/as assistentes sociais brasileiros/as.

Para maiores informações: http://www.cfess.org.br/

0 comentários: