Pages

segunda-feira, 15 de março de 2010

ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS (FICHAMENTO)

CAPÍTULO I - TRABALHO, SER SOCIAL E ÉTICA

ASSUNTO: O Significado ontológico do trabalho

PÁGINAS: 25 a 33


DESENVOLVIMENTO:
Para Marx, o trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social; é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem a diferencialidade do ser social em face de outros seres da natureza. As mediações, capacidades essenciais postas em movimento através da atividade vital, não são dadas a ele; são conquistadas no processo histórico de sua autoconstrução pelo trabalho. São elas: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade.


Essa condição ontológico social ineliminável do trabalho, na reprodução do ser social, dá a ele um caráter universal e sócio histórico.


O trabalho é uma atividade teleológica, donde o papel ativo da consciência no processo de autoconstrução humana.


A universalidade, a sociabilidade, a consciência e a liberdade são capacidades humano-genéricas, ou seja, sem as quais a práxis não se realiza com suas potencialidades emancipatórias.


A valoração de um objeto supõe sua existência material concreta. Por isso, o valor não é uma decorrência apenas da subjetividade humana; ele é produto da práxis. Assim se coloca o caráter objetivo dos valores; eles sempre correspondem a necessidades e possibilidades sócio-históricas dos homens em sua práxis.


A práxis não tem como objeto somente a matéria; também supõe formas de interação cultural entre os homens. Nesse sentido, a vida social se constitui a partir de várias formas de práxis, cuja base ontológica primária é dada pela práxis produtiva objetivada pelo trabalho.


A gênese das escolhas e alternativas de valor são indissociáveis da práxis; por isso são categorias objetivas e históricas. Mas, dadas a complexidade da totalidade sócio-histórica, os valores não operam da mesma forma em cada esfera social. As objetivações humano-genéricas não são apropriadas por todos os indivíduos, em toda a história e, em cada momento específico, nas diversas esferas. São objetivações genéricas aquelas que expressão as conquistas da humanidade, em termos do que foi construído e valorado como algo que possibilitou a criatividade, a multiplicidade de gostos e aptidões,a realização da liberdade, da sociabilidade, da universalidade, da consciência, ou seja, do desenvolvimento multilateral de todas as capacidades e possibilidades humanas, o que, para Marx, corresponde à riqueza humana.


ASSUNTO: Trabalho e alienação


PÁGINAS: 33 a 36
DESENVOLVIMENTO:
Na sociedade capitalista, o trabalho de realiza de modo a negar suas potencialidades emancipatórias. Invertendo seu caráter de atividade livre, consciente, universal e social, propicia que os indivíduos que realizam o trabalho não se reconheçam, nele, como sujeitos. Ao ser alienado, em todo o processo, da atividade que lhe confere identidade humana, o trabalhador se aliena do objeto que ele mesmo criou.Com isso se aliena da atividade, da relação – consigo mesmo e com os outros.


Na sociedade capitalista madura, observa-se uma contradição fundante: pensada a partir das sociedades precedentes, a sociedade moderna efetua o maior desenvolvimento das forças produtivas e das capacidades humano-genéricas e, simultaneamente, produz o maior grau de alienação


Portanto dada a contraditoriedade da história, a alienação coexiste com a práxis emancipadora. Neste contexto, a coexistência entre o maior desenvolvimento das forças essenciais do ser social e sua negação é a forma de ser da sociedade capitalista.


ASSUNTO: As atividades emancipadoras
PÁGINAS: 37 a 42
DESENVOLVIMENTO:
A vida cotidiana é insuprimível; nela, o indivíduo se socializa, aprende a responder as necessidades práticas imediatas, assimila hábitos, costumes e normas de comportamento. O indivíduo responde as necessidades de sua reprodução sem apreender as mediações nelas presentes; por isso, é característico do modo de ser do cotidiano o vínculo imediato entre pensamento e ação, a repetição automática de modos de comportamento.


Os modos de comportamento, valores e motivações aparecem a consciência como elementos que funcionam em si e por si mesmos, possibilitando que sejam tratados como uma soma de fenômenos, desconsiderando-se suas relações e vínculos sociais. O cotidiano, portanto propicia que o indivíduo se perceba somente como ser singular.


Por isso não é próprio ao comportamento cotidiano a consciência humano genérica. Por isso a atividade cotidiana não é uma práxis.


A relação consciente do indivíduo singular com a sua genericidade supõe uma elevação acima da cotidianidade. Quando o individuo ascende à consciência humano-genérica, sua singularidade é superada e ele se torna “inteiramente homem”.


Dessa forma, a elevação ao humano-genérico supõe a supressão da alienação, não da vida cotidiana. Algumas atividades permitem uma ampliação da relação consciente do indivíduo com a genericidade: o trabalho, a arte, a ciência, a filosofia, a política e a ética.


As atividades propiciadoras da conexão dos indivíduos com o gênero humano explicitam capacidades como: criatividade, escolha consciente,deliberação em face de conflitos, entre motivações singulares e humano-genéricas, vinculação consciente com projetos que remetem ao humano-genérico, superação de preconceitos, participação cívica e política. Todas elas estão vinculadas com valores; a maior parte exemplifica a capacidade ética do ser social.


ASSUNTO: A capacidade ética do ser social: a natureza das objetivações morais


PÁGINAS: 42 a 46

DESENVOLVIMENTO:
A moral origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; responde à necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e a convivência social. Possibilita que os indivíduos adquiriam um “senso” moral.


O senso moral ou moralidade é uma medida para julgar se os indivíduos estão socializados. Por isso, a moral tem uma função integradora. Estabelece uma mediação de valor entre o indivíduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua consciência e sua prática.


Ontologicamente considerada, a moral é uma relação entre o indivíduo singular e as exigências genérico-sociais.


Considerada em seus fundamentos ontológicos, a moral é parte da práxis interativa. Sob esta perspectiva, contém uma série de potencialidades emancipadoras. Porém, tais potencialidades, em determinadas condições sociais, podem ser direcionadas para seu oposto.


A moral é parte fundamental da vida cotidiana. É preciso distinguir consciência e subjetividade no âmbito da cotidianidade, os valores morais tendem a ser interiorizados acriticamente.


Na sociedade de classes, a moral cumpre uma função ideológica precisa: contribui para uma integração social viabilizadora de necessidades privadas, alheias e estranhas às capacidades emancipadoras do homem. Nessas condições as “escolhas” são direcionadas por determinantes ideológicos coercitivos, voltados a dominação; nem sempre são propiciadoras da liberdade.


ASSUNTO: A capacidade ética do ser social: Vida cotidiana e alienação moral
PÁGINAS: 46 a 54

DESENVOLVIMENTO:
No campo da moral, a alienação da vida cotidiana se expressa, especialmente pelo moralismo, movido por preconceitos. Assim, “o afeto do preconceito é a fé”, uma atitude dogmática, movida em geral, pelo irracionalismo e pela intolerância. O preconceito pode ocorrer nas várias esferas da atividade social. No entanto, dado que a moral está presente, como mediação, nas várias dimensões da vida social, o preconceito pode se transformar em moralismo, o que ocorre quando todas as atividades e ações são julgadas imediatamente a partir da moral. Por suas características, o moralismo é uma forma de alienação moral.


Por sua função social (a moral), busca integrar os indivíduos através de normas; esse caráter legal implica uma certa coerção. As normas tendem a coagir na direção de necessidades sociais perpassadas pela dominação.


Como a moral está presente em todas atividades humanas, existe a possibilidade de conflitos quando determinadas situações exigem escolhas cujos valores se chocam com a moralidade dos indivíduos sociais; isso pode decorrer, por exemplo, na relação entre moral e política. A atividade política supõe a projeção ideal do que se pretende transformar, em qual direção, com quais estratégias; por isso, implica projetos vinculados a idéias e valores de uma classe, de um estrato social ou de um grupo, donde sua vinculação com a ideologia como instrumento de luta política.


Como práxis, a ação política permite aos indivíduos saírem de sua singularidade, elevando-se ao humano-genérico. Ao mesmo tempo, a opção política não transforma, naturalmente, a moralidade internalizada através de valores e deveres; podem entrar em contradição, podem reproduzir atitudes moralistas negando a intencionalidade política.


Se a política é reduzida a moral, estamos diante do chamado moralismo abstrato. Quando a moral é reduzida à política, estamos em face de uma ética dos fins.


Na sociedade capitalista, os conflitos ético-morais se complexificam em face da fragmentação da própria moral. “A fragmentação da moral em “morais” específicas expressa a subdivisão do valor nas várias atividades humanas; “ existe a moral sexual”, “ a moral do trabalho”, a “moral dos negócios”.


Outro aspecto dos conflitos morais é dado pela sua estrutura configurada pelas normas abstratas e concretas.


No contexto da propriedade privada dos meios de produção, da divisão social do trabalho e de classes, a universalização da moral, em torno de normas abstratas, não significa sua realização universal, pois tende a atender a necessidades e interesses privados. A ideologia dominante possibilita o ocultamento das contradições entre existência objetiva de valores humano genéricos( expresso pelas normas abstratas) e suas formas de concretização( seus significados históricos particulares), entre os valores humano-genéricos e sua não realização prática.


As contradições entre normas abstratas e concretas revelam-se, pois, como parte do processo de desenvolvimento da moral que coincide com o surgimento da alienação.


Os critérios para a objetivação dos valores universais são dados concretamente no movimento extensivo e intensivo de construção e desvalorização histórica de valores. Neste sentido, “os valores são sempre objetivos, mesmo quando se apresentam na forma de normas abstratas” (Heller, 1972; 8-9).


ASSUNTO: A capacidade ética do ser social: a reflexão ética

PÁGINAS: 54 a 57

DESENVOLVIMENTO:
A reflexão ética é construída historicamente, no âmbito da filosofia, tendo por objeto a moral. Supõe a suspensão da cotidianidade, ampliando as possibilidades de os indivíduos se realizarem como indivíduos livres e conscientes.

Como reflexão ontológica, a ética possibilita a elevação aos valores humano-genéricos, mas sua necessária abstração teórica não a isola da práxis.


Para que a ética se realize como saber ontológico é preciso que ela conserve sua perspectiva totalizante e critica, capaz de desmistificar as formas reificadas de ser e pensar.Quando a ética não exerce essa função critica pode contribuir, de modo peculiar, para a reprodução de componentes alienantes.


Como reflexão critica, faz juízos de valor sobre a realidade, mas seu caráter teórico-metodológico não permite que a fundamentação da realidade se sustente em valores; trata-se de apreender, na realidade concreta, as tendências e possibilidades para a vigência dos valores que lhe servem de orientação ética.


Por essas peculiaridades, tal ética é de caráter revolucionário. Por isso, a ética é, também, uma referência para a práxis político-revolucionária, seja como instrumento teórico-crítico, seja como orientação de valor que aponta para o devir.


ASSUNTO: A capacidade ética do ser social: a ética como capacidade livre


PÁGINAS: 57 a 65
DESENVOLVIMENTO:
Conforme nossa análise, a gênese da ação ética é dada pela liberdade, compreendida ontologicamente como uma capacidade humana inerente ao trabalho, tomado como práxis. Vimos que o trabalho põe em movimento as capacidades essenciais do gênero: a sociabilidade, a consciência, a universalidade e a liberdade.

O desenvolvimento da sociabilidade institui novas necessidades, dentre elas a moral. Nas condições da sociedade burguesa, ela é alienada. Nesse sentido ela expressa um dos antagonismos da sociedade moderna: o antagonismo entre a liberdade e o campo das necessidades, fundado nas determinações socioeconômicas e objetivado através das normas.


Considerada do ponto de vista ontológico, a moral é uma mediação potencialmente capaz promover uma individualidade livre. A liberdade é, ao mesmo tempo, capacidade de escolha consciente dirigida a uma finalidade, e, capacidade prática de criar condições para a realização objetiva das escolhas, para que novas escolhas sejam criadas. Por isso, liberdade, necessidade e valor vinculam-se ontologicamente. Como as demais capacidades essenciais do ser social, a liberdade pressupõe uma objetivação concreta.
Como possibilitador da liberdade, o trabalho é uma atividade potencialmente livre, isto é, ele põe as condições para a liberdade na medida em que permite o domínio do homem sobre a natureza, o desenvolvimento multilateral de suas forças produtivas. Para que o trabalho se efetive como atividade livre é preciso que se realize como atividade criadora. A partir das condições postas pelo trabalho, a liberdade assume, então, dois significados: é liberdade – de algo e – para algo.


A liberdade, entendida como liberdade de algo, existe como negação dos seus impedimentos. Liberdade é, portanto, superação de entraves históricos as objetivações essenciais do ser social.


O trabalho é a atividade fundante da liberação do homem; a liberdade é uma capacidade inseparável da atividade que a objetiva.


Esse tratamento teórico-metodológico evidência que as necessidades sócio-econômicas são a base primária das possibilidades de liberdade, o que coloca novas possibilidades para a reflexão ética. Seu fundamento é a liberdade, entendida como capacidade humana e valor, o que, para Marx, significa a participação dos indivíduos sociais na riqueza humano-genérica construída historicamente.


ASSUNTO: A dimensão idéo-política dos projetos sócio-históricos


PÁGINAS: 65 a 67


DESENVOLVIMENTO:
Projetar as ações, orientando-as para a objetivação de valores e finalidades, é parte da práxis.


Na vida social existem projetos individuais, coletivos e societários. Os profissionais são de caráter coletivo; supõe uma formação específica, uma organização de cunho legal, ético e político. A coesão dos agentes profissionais e torno de valores e finalidades comuns, dá organicidade e direção social a um projeto profissional.


Os projetos societários estabelecem mediações com as profissões na medida em que ambos têm estratégias definidas em relação ao atendimento de necessidades sociais, com direções éticas e políticas determinadas.


Se percorrermos a trajetória histórica da profissão, constataremos sua adesão a projetos societários dominantes ou não. Por isso, é importante salientar o caráter de classe dos projetos societários. Os projetos profissionais podem ou não estar em concordância; se não estiverem, instituem conflitos ético-morais, propiciando que as normas e os princípios sejam reavaliados, negados ou reafirmados, revelando que as escolhas, os compromissos e a responsabilidade são categorias éticas inelimináveis das profissões, mesmo que em determinados circunstâncias, possam ser conscientes para parte de seus agentes.



ASSUNTO: A natureza da ética profissional


PÁGINAS: 67 a 70


DESENVOLVIMENTO:
A ética profissional é um modo particular de objetivação da ética. Nesse sentido o ethos profissional é um modo de ser constituído na relação complexa entre necessidades socioeconômica e ídeo-culturais e as possibilidades de escolha inseridas nas ações ético-morais, o que aponta para sua diversidade, mutabilidade e contraditoriedade.


O Serviço Social é um fenômeno típico da sociedade capitalista em seu estágio monopolista. A ética profissional recebe determinação que antecedem a escolha pela profissão e inclusive a influenciam.


Como podemos observar, a ética profissional é permeada por conflitos e contradições e suas determinações fundantes que extrapolam a profissão, remetendo às condições mais gerais da vida social.
Nessa perspectiva, cabe compreender o ethos profissional como um modo de ser construído a partir das necessidades sociais inscritas nas demandas postas historicamente à profissão e nas respostas ético-morais dadas por elas nas várias dimensões que compõem a ética profissional:


1.A dimensão filosófica
2.O modo de ser (ethos) da profissão
3.A normatização objetivada no Código de Ética Profissional


Cada uma dessas dimensões, articuladas entre si, opera com múltiplas mediações. Sua organicidade é maior ou menor, dependendo da coesão dos agentes em torno de finalidades projetadas coletivamente, o que implica uma intenção profissional, dirigida a uma determinada direção ético-política e uma prática comprometida com a objetivação dessa intencionalidade.

Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/28521/1/ETICA-E-SERVICO-SOCIAL-FUNDAMENTOS-ONTOLOGICOS-RESUMO/pagina1.html.


0 comentários: