Pages

domingo, 2 de junho de 2013

Aplicativos que podem ajudar na elaboração de diagramas

Hoje li uma matéria no site Prática de Pesquisa (http://www.praticadepesquisa.com.br) sobre a importância da elaboração de "esquemas" para compreender melhor um texto, bem como, para ajudar a organizar o pensamento para escrever um texto. O que me chamou à atenção, nem foi a matéria em si, mas uma série de links para aplicativos que ajudam a construir diagramas, ferramenta que considero útil para fazer uma apresentação ou até mesmo para montar um estudo e ter a possibilidade de guardar no pc. Com o word até pode-se realizar esse tipo de trabalho, mas levaria-se muito mais tempo e a pessoa deverá ter um pouquinho de conhecimento sobre o o word.

Eu testei o programa iMindMaps6 (http://www.thinkbuzan.com/pt):
Para usa-lo é necessário baixar o programa no computador e realizar um pequeno cadastro, o site e o programa são em português. O ideal é assistir o vídeo explicativo, que apesar de estar em inglês, é autoexplicativo pela demonstração. Depois do diagrama pronto é possível exporta-lo para diversos tipos de extensões como pdf, imagem, documento de word, etc.

Abaixo relaciono a lista dos sites sugerida pelo site Prática de Pesquisa
http://www.edrawsoft.com/
http://touchmind.codeplex.com/

Em breve quero experimentar o aplicativo dos outros sites, mas por enquanto deixo apenas uma imagem do que construí como um teste com o programa iMindMaps6 (http://www.thinkbuzan.com/pt).



0 comentários: